AMPLIAÇÃO – ARQUITETURA RESIDENCIAL

Para ampliar uma construção é necessário que se tenha espaço no terreno, ou que a casa tenha a estrutura preparada para construção de um pavimento superior. Para tal, é necessário verificar os projetos da edificação em questão e também que um engenheiro ou arquiteto deem o parecer técnico sobre a estrutura.

Após essa análise é necessário certificar-se sobre a legalidade da obra e legalizar os projetos de ampliação junto à prefeitura. Antes mesmo de iniciar os projetos o ideal é fazer uma consulta de viabilidade para verificar o que pode ou não ser feito no lote.

O morador dessa Casa pediu a ampliação, fazer um pavimento extra, construindo uma moradia com acesso distinto da própria casa, mas que ao mesmo tempo tivesse acesso aos fundos do terreno.

 

Fonte: Arq. Rita Cs. S. Machado – sócia Ikasa Arquitetura – www.ikasa.arq.br

 

A parte inferior teve apenas a alteração da fachada e as áreas de inserção das duas escadas de acesso à frente e aos fundos do terreno.

 

Fonte: Arq. Rita Cs. S. Machado – sócia Ikasa Arquitetura – www.ikasa.arq.br

 

A fachada recebeu platibanda escondendo o telhado e cores mais claras. O proprietário pediu linhas mais arredondadas, utilizadas no acesso ao novo pavimento, nas vigas de arremate superior e na sacada do pavimento superior.

Fonte: Arq. Rita Cs. S. Machado – sócia Ikasa Arquitetura – www.ikasa.arq.br

 

 Além do acesso lateral à garagem, a frente da Casa recebeu um recuo no gradil para as lixeiras. E um fechamento em combogó entre a varanda e o acesso da garagem.

 

Todo projeto deve ser bem estudado,  e a atuação de um profissional é essencial.