Banheiro Pequeno: Simples e Charmoso

Essa foi a solução encontrada para o pouco espaço desse banheiro de 3,27m2. Com armários amplos, e a utilização de gavetas e tulhas, o espaço foi otimizado e teve sua funcionalidade aumentada. As gavetas são uma excelente solução, não apenas para espaços pequenos, mas também para facilidade de utilização, uma porta exige que você se abaixe para ver o que há no armário, já a gaveta permite que você visualize seu conteúdo de pé.

Apesar de ser o tamanho padrão da maioria das edificações, nem sempre é fácil resolver e trabalhar com a falta de espaço.

Outro recurso utilizado, foi o espelho, indispensável em um banheiro e que pode ampliar sensorialmente os espaços. Nesse projeto foi posicionado acima da bancada e do vaso sanitário, possibilitando maior aproveitamento de espaço e a sensação de espaço aumentado. Essa solução é possível em função do uso de caixa acoplada, esse equipamento permite manter uma distância segura entre a cabeça do usuário e o armário aéreo.

O box foi feito até o teto para minimizar o efeito do vapor nos espelhos, diminuindo também a umidade no ambiente. No entanto, quando o chuveiro não estiver em uso, o ideal é a janela e o box abertos, para ventilar o ambiente.

Os clientes escolheram os acabamentos da solução adotada, mas as cores podem ser trocadas. Uma opção que as marcenarias tem hoje são os puxadores coloridos, nesse caso poderia se ter optado também pela cava na cor branca.

Os ganchos e toalheiros são fixos na parede oposta ao espelho.

O recuo na bancada se tornou comum, com a saliência da cuba.

Essa tipologia pode ser resolvida da forma como o projeto foi apresentado com o recorte na bancada, ou como a solução B, que apresenta a bancada reta e a cuba saliente.

Dica:

Sempre que fizer um projeto com arquiteto e você mesmo negociar o desenho final com a marcenaria, se houver alterações comunique o arquiteto. As soluções podem parecer meramente estéticas, mas nem sempre é assim. Um detalhe diferente pode envolver alguma solução para desvio de tubulações, problemas de espaço e ergonomia, por exemplo. ;)