MAIS ÁRVORES! POR FAVOR!

Esses dias estão cada vez mais quentes, correto?

Dentro de casa não faltam ventiladores e condicionadores de ar para aliviar as altas temperaturas.

E na rua? O que se faz?

As cidades estão cada vez mais cinzas, menos verdes.

mundo sem arvoresFoto: mundo sem árvores – Google.

O sol que falta no inverno em função dos altos edifícios, parece não faltar no verão. E é verdade que as sombras das edificações aliviam o sol, mas as temperaturas pouco mudam.

Achar a sombra de uma árvore nessa situação, é refrescante, no entanto, cada vez mais raro.

Foto4285Foto: Sombra da árvore nas escadarias com vista para R. Marechal Guilherme – Ikasa.

A sombra das árvores é um convite nesses dias ensolarados e de temperaturas elevadas.

A verdade é que a maioria das pessoas sem perceber, procura por esse tipo de local e permanece por alguns momentos à sombra.

A sombra das árvores tem temperatura diferente das sombras das edificações, pois, promove o resfriamento por evaporação, que cria um microclima, mais fresco que a área ao redor da sombra. Locais com lagos, cascatas, fontes e elementos com água também promovem esse tipo de resfriamento.

Em Florianópolis encontramos alguns locais, onde a sombra das árvores convida a parar, ou mudar a rota em função de suas árvores.

Do alto é possível observar a massa de vegetação existente próxima a Beira Mar. A vegetação que existe ao longo da R. Bocaiúva é em maioria de propriedades privadas, mas existe também o jardim da Casa do Barão, no final da R. Bocaúva, esquina com a Av. Prof. Othon Gama D’Eça.

DSC02079Foto: R. Bocaiúva e R. Trompowsky – Google.

A R. Trompovski na esquina em que encontra a R. Bocaiúva é bem arborizada. Permite uma caminhada curta mas bem agradável à sombra das árvores.

dvd268mk20120212_trompowsky_nik-8946

Foto: R. Trompowsky – Florianópolis/SC – Google.

Outro local bem agradável nesse calor é o Largo Benjamim Constant que possui uma praça.

Imagem2Foto: Final da R. Trompowsky com Largo Benjamin Constant – Google.

E finalizando, outro lugar de permanência nas caminhadas pela cidade de Florianópolis são as escadarias entre as ruas Pres. Nereu Ramos, Marechal Guilherme e Deodoro. Algumas árvores tornam essa área bem agradável. Passando por aqui se você não parar, vai ao menos poder diminuir o ritmo.

Foto4279Foto: Escadaria vista da R. Deodoro – Ikasa.

Os pontos de parada verde na caminhada do centro à Beira Mar de Florianópolis são poucos. Por isso pedimos aqui: Mais árvores! Por favor!

Não só pelo conforto, mas também pela paisagem, pelo verde e pela saúde das cidades!

Se você tem lugares verdes e agradáveis em sua cidade, mande pra gente! ;)

e-mail: ikasaarquitetura@ikasa.arq.br

ou pelo face: https://www.facebook.com/ikasaarquitetura

Dica da Ikasa:

Quando for construir ou reformar pense também na arborização. Não só em jardins, mas em árvores que possam criar sombras. Além de contribuir para o microclima da região, a sombra pode ser eficaz para sua edificação, muitas vezes diminuindo o consumo de energia e aumentando o conforto interno.