Quarto de Hóspedes: Cama de casal encostada na parede?

Apresento agora a solução encontrada para o Quarto de Hóspedes que sofreu uma redução de área em função do aumento do Quarto de Casal.

O Cliente desejava que o Quarto de Hóspedes tivesse uma cama de casal, para atender melhor as visitas, seus pais. Mas com o aumento da suíte a possibilidade de colocar uma cama de casal nesse quarto foi excluída, ao menos nos moldes tradicionais (cama com cabeceira encostada na parede e demais laterais liberadas). O pedido foi estranho, “encoste a cama na parede”, não é usual, não é confortável, mas encontramos uma solução interessante:

A cama recebeu uma cabeceira em L, tornando a situação mais confortável em função da perda de acesso à uma das laterais da cama. Essa solução deixou a cama com visual de um grande sofá. Já que a utilização de criados foi impossibilitada pela falta de espaço, a parte da cabeceira que fica encostada na parede de entrada do quarto é mais profunda, servindo de apoio.

A base da cama tem gavetões para abrigar as roupas de cama e o armário recebeu ainda um nicho para abrigar os equipamentos, a tv foi para o teto a mesma solução do Quarto de Casal (essa solução só é possível em função da criação do forro de gesso que permite a passagem das fiações).

A parede, que reduziu a passagem para 60cm ao lado da cama, recebeu um espelho ampliando a sensação de espaço no quarto e disfarçando o dente criado na parede.

Como o apartamento não possui um home office e a profissão do Cliente exige constantes estudos, foram utilizadas algumas prateleiras para guardar seus livros e criado um espaço para leitura.

 

As imagens acima ilustram a disposição e os acabamentos definidos para o Quarto de Hóspedes (a segunda imagem do quarto mostra o visual da cama sem a tv).

Outra sugestão dada ao cliente é a de estofar a base da cama, que a torna ainda mais confortável para uso.

———–

Imagens em 3D confeccionadas por Guif 3Design